sábado, 26 de setembro de 2009

A argumentação

O trabalho da filosofia é sobretudo um trabalho de discursividade argumentativa.
O que é um discurso argumentativo? Como primeira definição, podemos dizer que o discurso é a transmissão ou verbalização do nosso pensamento, e que um argumento é um conjunto de proposições organizadas tendo em vista a defesa de uma determinada tese ou ponto de vista.

Ora, a filosofia é de facto um trabalho de diálogo e troca de impressões sobre determinado assunto. Por isso, o debate pode e deve ser um primeiro momento de trabalho filosófico. No debate não temos necessariamente de chegar a um consenso e a um acordo sobre determinada ideia, porque o que é importante é a partilha de ideais.

No entanto, estes debates são sobretudo argumentativos, isto é, tentamos sempre convencer o outro, ou melhor damos razões aos outros para aderirem à minha ideia; mas se tal acontecer, não deixa de ser vantajosa a partilha de ideias.

No entanto, para que o debate tenha êxito temos de saber as regras que devemos seguir para construir um discurso e os instrumentos que devemos utilizar. É um segundo nível metodológico do trabalho filosófico.

Quando elaboramos um discurso (conjunto de raciocínios que defendem a nossa tese) temos de ter em conta três planos de regras: linguísticas, lógicas, argumentativas

Plano Linguístico

Plano lógico- demonstrativo

Quando construímos um discurso temos de ter em conta 3 elementos que são os instrumentos do pensamento:
Conceito
Juízo
Raciocínio

Sem comentários:

Enviar um comentário