terça-feira, 13 de outubro de 2009

Alegoria da Caverna VS Matrix




A Alegoria da Caverna, narrada por PLATÃO é, talvez, uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia, para descrever a situação geral em que se encontra a humanidade. Para o filósofo, todos nós estamos condenados a ver sombras à nossa frente e tomá-las como verdadeiras. Essa poderosa crítica à condição dos homens, escrita há quase 2500 anos atrás, inspirou e ainda inspira inúmeras reflexões.
Presos numa caverna, os homens só vêem sombras que são projectadas na parede. Como nunca conheceram algo diferente, julgam que as sombras são a realidade. Vêem as aparências e pensam ver a verdade. Na alegoria da caverna, Platão fala do mundo sensível, sujeito a interpretações falsas, e do mundo inteligível, no qual habitam as Formas puras. Aparência e essência. Irreal e real.


No filme Matrix, a personagem Neo tem uma vida normal até descobrir que o seu corpo real hiberna inerte numa cápsula, enquanto a sua mente é controlada por uma máquina virtual. O corpo que ele pensa ser real é, na verdade, uma simulação criada por um sofisticado programa que coloca um mundo ilusório sob os seus olhos para o impedir de ver a verdade. Morfeu, não por acaso o mesmo nome do Deus dos sonhos, pergunta: qual a diferença entre o sonho e o mundo real? Em seguida, oferece a Neo a pílula vermelha que o tirará do sono e o levará ao deserto do real. Mas Cypher, aquele que trai, e escolhe dar continuidade a esse sono profundo, faz uma escolha diferente. Para ele, a ignorância é maravilhosa e a Matrix pode ser mais real do que o mundo real. Sonho e realidade. Virtual e real.




Fazendo uma comparação do filme “Matrix” com a alegoria da caverna, chegamos à conclusão que a matrix seria o mesmo que a caverna no mito de Sócrates, que é nada mais que uma metáfora para a ignorância do homem.
Antes de tirar Neo da matrix, Morpheus acredita que ele seja uma espécie de escolhido, pela capacidade que Neo demonstrava de questionar, mesmo quando estava “dentro” da matrix. De certa forma, Neo é como os filósofos, que procuram saber, buscam o conhecimento. Isso fica explícito em certos diálogos do filme:
- “Eu sei porque você está aqui, Neo. Eu sei o que você tem feito...Porque você mal dorme, porque você vive sozinho, e porque noite após noite, você se senta no computador. Você está procurando por ele. Eu sei, porque uma vez já procurei pela mesma coisa. E quando ele me encontrou, ele disse-me que eu não estava realmente procurando por ele. Eu estava à procura de uma resposta. É a pergunta que nos guia, Neo. É a pergunta que o trouxe aqui. Você sabe a pergunta, assim como eu. (Trinity)
- O que é a Matrix? (Neo)
- A resposta está lá fora, Neo, e está procurando por você, e irá encontrá-lo quando você quiser”. (Trinity)
Com a ajuda de Morpheus, Neo descobre novas ideias, conhece matrix e todo o seu nível de conhecimento eleva-se e desenvolve-se. Na alegoria, o homem ao sair da caverna também adquire novas ideias, descobre o que é a verdade, sai do mundo puramente sensível, onde apenas se utiliza a capacidade de sentir as coisas, e entra para o mundo das ideias, racional, adquire a capacidade de pensar sobre as coisas.



O filósofo é alguém que se propõe a “sair da caverna”, alcançar a verdade e o conhecimento; entende o quão difícil para a massa é sair da caverna, aceitar o novo, sair do comodismo do mundo puramente sensível, para entrar para o mundo das ideias. Entretanto, ele tenta mobilizar as outras pessoas a questionarem-se, a buscar a verdade e o conhecimento, tenta despertar nos outros o desejo de saber mais. Tanto Neo quanto o homem que sai da caverna tornam-se filósofos, pois são capazes de pensar sobre as coisas, passam a compreender e buscar a verdade.


5 comentários:

  1. quem sao os filosofos do filme matrix???????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele explica no texto, aqueles que escolhem " sair da caverna ( também conhecida como Matrix nesse caso). Um exemplo disso seria o Neo, que escolhe sair da Matrix e buscar a verdade, assim como muitos filósofos.

      Eliminar